terça-feira, setembro 27, 2011

Educação financeira vem de berço!

Bom dia meninas!!!

Vocês já notaram que o mundo está em crise financeira e as manchetes dos jornais só falam nisso (#que saco!!!!)????  Pois é, pensando nisso fui pesquisar um pouquinho sobre como ensinar os nossos filhos a lidar com dinheiro e achei dicas super interessantes sobre o assunto... Confiram! 
1.       FIRMEZA
Se a criança tem tudo o que quer, provavelmente se tornará um adulto irresponsável com gastos e compromissos. Saiba ser convicta no NÃO.
2.       FALE SOBRE DINHEIRO
Nas compras pequenas deixe que a criança pague e ensine-a a conferir o troco. Dê a seu filho um cofrinho e ajude-o a contar notas e moedas de tempos em tempos. Isso vai ensiná-lo a guardar bem o dinheiro.
3.       EXEMPLO
Os filhos se espelham nos pais. Se eles gastam tudo que ganha e se endividam, eles acham que isso é normal... provavelmente gastará a mesada antes do final do mês. Nada de dá dinheiro extra. A criança tem que aprender a esperar, administrar e poupar... é um exercício.
4.       MESADA
Dá mesada é uma oportunidade de o pequeno administrar o seu próprio dinheiro e se desenvolver financeiramente. A semanada é indicada a partir do seis anos para gastos como sorvete, figurinhas e álbuns, já a mesada a partir dos dez anos.
5.       VALOR DA MESADA
Esse valor depende do padrão de vida, orçamento familiar e bom senso... claro!!! Faça um planejamento do lazer mensal do seu filho e estipule um valor... quer uma dica? A escassez educa mais do que a abundância, então se está em dúvida se dá R$ 10,00 ou R$ 20,00, comece pelo menor valor!
6.       REGULARIDADE
Escolha um dia na semana para pagar a mesada do seu filho. A disciplina é fundamental.
7.       PASSEIOS E VIAGENS
Se for viajar com o pequeno é interessante que ele faça parte do planejamento financeiro, mesmo que você não precise. Planejar é o primeiro passo de qualquer atividade... e ele precisa aprender isso!
8.       RECOMPENSA DE TAREFAS EXTRAS
Também chamada como estímulo do empreendedorismo infantil deve ser utilizado para tarefas extras e não tarefas de sua obrigação. Arrumar o quarto, guarda-roupa, estudar e arrumar a cama são obrigações. Ajudar a arrumar o quarto do irmão, ajudar a guardar as compras... São tarefas extras!! Estimule-o a ter iniciativa!!

É fundamental termos consciência que quanto mais cedo a criança aprende, melhor será sua educação financeira quando virar adulta. “Um dos hobbies do filho é observar os pais. Se percebe que não há planejamento de gastos na família, ele absorve este comportamento”, diz a especialista em educação financeira Cássia D’Aquino, de São Paulo.
E não adianta querer “enganar” os pequenos e exigir deles uma disciplina que os pais não têm, como explica o especialista em educação financeira infantil Álvaro Modernell, de Brasília. “Muitas vezes, a família é totalmente descontrolada, mas quer que o filho tenha consciência. Todo mundo em casa compra o que quer menos ele, que tem de se privar para aprender o valor do dinheiro. A intenção pode ser boa, mas a criança acaba se sentindo rejeitada.” Portanto prepare seu pequeno para as responsabilidades do futuro com exemplo e muita disciplina!!
Boa sorte meninas e muuuita dedicação e paciência!

Nenhum comentário: