quinta-feira, setembro 01, 2011

O refluxo do bebê pode ser normal?


Mãezinhas,

Ontem pela manhã levei meu pimpolho para uma consulta médica e na espera de ser chamada conheci a mãezinha de uma nenê de 04 meses chamada Julia. Conversamos um pouco sobre o refluxo que a Julia vem apresentando e a experiência que tive com o Enzo que, quando bebezinho, apresentou os mesmos sintomas.

Esse assunto interessa a muitas mães uma vez que o refluxo é bem mais comum do que imaginamos... Por isso resolvi pesquisar sobre o tema e trouxe para vocês algumas dicas. Aproveitem!

Refluxo é o retorno do conteúdo do estômago ao esôfago, comuns nos primeiros meses de vida e que não causa prejuizio ao bebê. O refluxo gastroesofágico é causado pela imaturidade do esfíncter esofagiano. É chamado de refluxo fisiológico, isto é, faz parte do desenvolvimento infantil. Já o refluxo patológico é acompanhado por outros sintomas como desaceleração de ganho de peso, choro excessivo, problemas respiratórios, como chiado no peito, laringite, otite, sinusite, entre outros. Nesse caso o ideal é procurar um pediatra para que o bebê receba o tratamento certo.

A diferença entre regurgitação e vômito é que o primeiro é o retorno à boca de pequena quantidade de conteúdo gástrico. Já o segundo geralmente acompanha náusea e contração muscular abdominal. É possível reduzir a regurgitação através de algumas medidas simples como colocar o bebê para arrotar com maior frequência durante e após as mamadas, deixá-lo com a cabeça mais elevada e movimentá-lo o mínimo possível após as refeições.

O espessamento da dieta é o procedimento de maior eficácia para o alívio da regurgitação. Elevação da cabeceira do berço, alimentação em volumes pequenos e deitar a criança do lado esquerdo e de bruço são outras dicas. Quando o refluxo é grave é necessária a prescrição de medicamentos e cuidados extras no dia a dia.

Então meninas, muita atenção com os sintomas que os bebês apresentam... às vezes pequenas mudanças na rotina podem fazer grande diferença!


Atenção na posição do bebê. Mantenha sempre a cabeça dele para cima.

Um grande abraço e até amanhã.

Fonte: www.revistavigor.com.br

Nenhum comentário: